Meta de leitura 2019

Meta de leitura para 2019

Há anos não leio tanto quanto gostaria.

Confesso que posterguei muitas leituras por falta de tempo, uns muitos livros se perderam entre outras importâncias da vida e, várias vezes e com alguma vergonha, confesso que não li por pura preguiça mesmo. Outro fator foi o diminuto tempo no transporte público – se antes passava duas horas no ônibus/metrô e conseguia ler um livro por semana ou mais, agora são 15 minutos até o trabalho – então os mintuos de leitura foram reduzidos consideravelmente.

Passei a usar mais o celular também. Quando não tinha smartphone, meu tempo livre era preenchido por filmes, séries e livros. Hoje, passo em média 50 minutos admirando fotos e stories no Instagram todos os dias e, sim, quero mudar isso e me dedicar mais ao perfil Ponta e Papel – mas não quero deixar de acompanhar meus amigos, vou só diminuir a frequência de visualização da rede mesmo. Outra rede que me toma tempo é o Twitter e, quando estou no trabalho, acabo sempre checando também o Facebook. Estou completamente ciente de que preciso diminuir meu tempo no celular.

No último ano, bateu uma necessidade de voltar a ler como antes. Senti saudade de falar sobre, exercitar a imaginação e me emocionar com livros. A falta foi tanta que eu me empolguei.

Estipulei uma meta ousada, ainda mais por ter sido uma pessoa bem relapsa com a vida literária nos últimos anos, mas ainda assim um objetivo verossímil.

20 livros.

Não dividi em categorias, não vou ler apenas livros técnicos ou literatura, não vou me pegar em títulos que eu “deveria” ler e sim em todas as leituras que “quero” fazer.

Comecei antes mesmo do ano virar e li “A Amiga Genial”. Me encantei e resolvi que os primeiros livros do ano seriam a continuação deste. Acabei devorando os outros três volumes da Tetralogia Napolitana em 24 dias, o que julgo um excelente início de corrida para atingir meu objetivo final.

Tenho mais tempo de transporte público, uns minutos a mais durante a semana quando tenho curso (teremos post sobre isso!) e essa vontade de menos celular e mais letrinhas. Vou trazer também posts sobre os livros para cá, atualizando a barra lateral com meu progresso – os livros que tiverem review terão seus devidos links. Você também pode acompanhar meu progresso me adicionando como amiga no GoodReads.

Fiz tudo isso dentro da minha realidade atual. Não tenho tanto tempo, mas preciso ter mais disposição para investir esses minutos de vida em algo que me dá um prazer imensurável. E, no fim, quando eu chegar na meta, posso sempre dobrar a meta, não é mesmo?

Qual sua meta de leitura para 2019?

Este blog é importante para mim e eu adoro receber comentários sobre o conteúdo postado, lembre-se de deixar um oi! Se você gosta do que eu escrevo, também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos!

Foto 1: Ylanite Koppens from Pexels
Foto 2: Adobe Stock sponsored photos on Pexels

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9
Meta de leitura para 2019

Um docinho de pessoa, até que se prove o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *