Board game meeples in line (pinos de jogos de tabuleiro em fila)
Jogos de tabuleiro

Avaliando jogos de tabuleiro

Eu lembro quando joguei meu primeiro jogo de tabuleiro após o período da infância e adolescência, quando reuníamos uma turminha para jogar War ou Banco Imobiliário. Foi em 2011, na casa de um amigo que cozinha muito bem e que chamou um pessoal para jantar. Nessa ocasião, um dos convidados levou um jogo de nome Dixit, que consiste em criar histórias e ganhar pontos. Joguei aquela vez e não tive contato com o título novamente até o ano de 2016, quando uma das amigas que morava comigo começou a adquirir jogos de tabuleiro e esse estava lá, com expansões e novas cartas. Eu fiquei maravilhada!

Nessa época eu também comecei a namorar e meu namorado começou a demonstrar interesse pelos jogos, começamos a nos reunir para jogar e adquirimos alguns (poucos) jogos… Até que fomos morar juntos e, em um ano, expandimos a nossa coleção – agora temos 30 jogos! E paramos por aí, pelo menos por enquanto – por falta de espaço e porque vamos nos organizar para sempre conseguirmos jogar muito o que temos. Há pessoas que gostam de colecionar e sempre buscar novos títulos e aqui não é o caso, queremos manter na nossa coleção apenas aqueles jogos que nos dão prazer e boas horas de jogatina entre nós ou com amigos.

Pensando nisso e na minha vontade de escrever mais por aqui, achei uma boa começar a resenhar e falar sobre jogos de tabuleiro, afinal, nem todo mundo conhece esse mundo e quanto mais acessível, mais companhia para jogar – e mais títulos lançados aqui na terrinha hehehe.

Montei uma lista de critérios que receberão notas de 1 a 5. A média final será a nota do jogo dentro dos meus padrões – e, claro, todos os critérios levam em consideração minha opinião pessoal e eu estou bem longe de ser uma expert ainda que seja uma jogadora assídua. Os critérios são:

  • Jogabilidade: como a dinâmica do jogo evolui ao longo da partida.
  • Interação: como se dá a interação entre os jogadores.
  • Imersão: se a história do jogo é envolvente e como se desenvolve.
  • Arte e iconografia: aqui é bem subjetivo, mas a ideia é entender se os ícones e as artes são bonitas e ajudam na compreensão do jogo.
  • Manual de Instruções: avaliação da qualidade das instruções e objetividade do mesmo.
  • Componentes e inserts: como são os componentes e os inserts dentro da caixa do jogo, entrando um pouco em conservação.
  • Custo x benefício: o tópico mais polêmico, talvez ou com certeza? É a avaliação final sobre o benefício da aquisição do jogo em relação ao custo.

Inicialmente as resenhas serão feitas por escrito aqui no Pijamão e, talvez (bem talvez!) na Ludopedia, mas já comecei a planejar a resenha nos mesmos moldes em vídeo – sim, vou botar a cara para falar, ai que vergonha…

É isso, espero que gostem dessa nova fase e dessas novas resenhas. Também quero voltar com o restante do conteúdo que faz o Pijamão tão especial pra mim, falando de séries, filmes, música, vídeos legais, livros, papelaria e tudo mais que minha imaginação permitir. Me desejem boa sorte!

Se você gosta do conteúdo que eu publico, deixe um comentário!

Foto por Pexels

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5
Avaliando jogos de tabuleiro

Um docinho de pessoa, até que se prove o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *